Quando se fala em São Paulo, a primeira imagem que vem à cabeça é a de pessoas correndo pro trabalho. Ou do trânsito carregado, com engarrafamentos quilométricos. Mas a cidade pode surpreender, com lugares em que é possível curtir uma natureza exuberante.
Isso significa que, para se divertir, respirar um ar mais puro e relaxar, não é preciso sair da cidade. Existem opções que estão bem pertinho e oferecem atrações incríveis, como quadras para esportes, para a realização de lanches, jardins, árvores centenárias e lagos.
Já deu pra perceber que estamos falando dos parques da cidade, não? Nem todo mundo conhece os parques de São Paulo, mas além da própria natureza, cada um deles têm um estilo particular e uma série de serviços para aproveitar ainda mais. Conheça cinco desses lugares que você pode visitar sem sair da cidade para curtir a natureza.
Parque Villa-Lobos é um exemplo em recuperação ambiental
Quem visita os mais de 700 mil metros quadrados de área do Parque Villa-Lobos hoje dificilmente consegue imaginar que até 1988 ele era um depósito de resíduos.
Seus bosques, alamedas e jardins comportam mais de 35 mil árvores de 150 espécies diferentes, contribuindo para a preservação da biodiversidade brasileira. Quem quer mexer o corpo tem muitas opções no Villa-Lobos, pois o parque dispõe de aparelhos de ginástica, ciclovia com quase cinco quilômetros de extensão, pista de patins e skate, tabelas de street basketball, quadras de tênis e área para slackline.
Facilidades para curtir o Villa-Lobos
Não é necessário se preocupar em levar equipamentos como bicicleta, patins ou skate, o que facilita muito o deslocamento até o parque. Você pode alugar o que desejar ali mesmo, de acordo com sua vontade no dia.
Endereço: Avenida Professor Fonseca Rodrigues, 2001- Alto dos Pinheiros – São Paulo – SP
Parque Ecológico do Tietê tem projeto do arquiteto Ruy Otake
Inaugurado em 1982, se estende ao longo de vários bairros da Zona Leste de São Paulo. É gigante: sua área total tem mais de 14 milhões de metros quadrados. Para visitação, são 9 km de para quem quiser caminhar e curtir a flora e a fauna local e 14 Km de ciclovia, para quem prefere conhecer o parque em um passeio de bicicleta.
Entre as principais atrações do Parque Ecológico do Tietê estão o Centro de Educação Ambiental, o Centro Cultural, a biblioteca e o Centro de Recepção de Animais Silvestres.
Endereço: Avenida Professor Fonseca Rodrigues, 2001- Alto dos Pinheiros – São Paulo – SP
Parque Alfredo Löfdgren, mais conhecido como Horto Florestal de São Paulo
A Zona Norte da cidade de São Paulo abriga, desde 1986, o Horto Florestal. O parque de 187 hectares de área, dos quais 35 estão abertos para visitação, é uma importante área de proteção para 786 espécies vegetais, em que se destacam pinheiro-brasileiro, peroba-rosa e pau-brasil.
Os visitantes podem aproveitar áreas de lazer, lagos e bicas, na companhia de animais como tucanos, capivaras, esquilos e tartarugas, além de poder conhecer o Museu Florestal.
Endereço: Rua do Horto, 931 – Horto Florestal – São Paulo – SP
Parque do Ibirapuera é um símbolo da cidade
O mais famoso dos parques de São Paulo oferece 1,5 milhão de metros quadrados para atividades como caminhadas, corridas, ciclismo, patinação, skate e muito mais.
O parque é um dos mais concorridos da cidade, o que significa que nem sempre é um lugar de tranquilidade. Mas quem procura shows, exibições e a arquitetura de Niemayer, vai curtir o agito do Ibirapuera.
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº – Vila Mariana – São Paulo – SP
Parque do Carmo é conhecido pelas suas cerejeiras
Inaugurado em 1976, foi construído no terreno de uma antiga fazenda e tem aproximadamente 1,5 milhão de metros quadrados de área. Seu bosque abriga principalmente cerejeiras e eucaliptos, além de quase 200 espécies de animais.
A estrutura para os visitantes contempla Museu do Meio Ambiente, aparelhos de ginástica, campos de futebol, ciclovia, playgrounds, espaço para piquenique e churrasqueiras. É nele que acontece todos os anos a Festa das Cerejeiras para celebrar a florada da árvore símbolo do Japão e a comunidade japonesa no Brasil.
Endereço: Av. Afonso de Sampaio e Sousa, 951 – Itaquera – São Paulo – SP
¹ https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/cpp/parque-villa-lobos-candido-portinari/
² https://guia.folha.uol.com.br/passeios/2020/11/qual-parque-de-sao-paulo-visitar-saiba-qual-deles-tem-mais-o-seu-estilo.shtml
³https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/institutoflorestal/areas-protegidas/parques-estaduais/alberto-lofgren/
⁴ https://parqueibirapuera.org/parque-ibirapuera/nome-parque-ibirapuera/
⁵ https://www.saopaulo.sp.gov.br/conhecasp/parques-e-reservas-naturais/parque-do-carmo/